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Você sabe a diferença entre aplicação Automotiva e Estacionária?

A principal diferença está na tecnologia de fabricação das baterias. Apesar de serem compostas das mesmas matérias-primas, é na fase de fabricação dos elementos que compõe a bateria que elas se diferenciam.

AUTOMOTIVA

A bateria automotiva tem aplicação exclusiva em veículos com motores a combustão. Ela foi desenvolvida com tecnologia para fornecer alta descarga de energia em poucos segundos para fazer o motor de partida e todo o sistema elétrico do veículo funcionar. Para saber qual a capacidade de descarga elétrica da bateria no momento da partida, veja o número de CCA (corrente de partida a frio) apresentando no rótulo. O CCA indica a corrente máxima de energia que uma bateria fornece em 30 segundos a -18°C a uma tensão >/= 7,2V (norma internacional SAE J537).

ESTACIONÁRIA

Já a bateria estacionária, ao contrário da automotiva, não foi desenvolvida para suportar picos de fornecimento de energia. Sua tecnologia fornece baixa corrente elétrica por longo período de tempo, para manter um dispositivo funcionando. Exemplos de aplicações estacionárias: iluminação de emergência, sistemas no-break, telecomunicações, energia solar e eólica, PABX e outras.

Agora que você sabe a diferença indique a bateria correta para cada aplicação.

Nunca remova ou instale uma bateria com o motor funcionando

A bateria é muito mais do que um acumulador de energia, ela é também responsável por manter estabilizada a tensão do veículo. Isto acontece porque o alternador, por meio do regulador de tensão, tem a função de gerar e controlar a corrente necessária para alimentar todo o sistema elétrico do carro e recarregar a bateria.

A corrente de recarga varia de acordo com o nível de carga da bateria – ou seja – se a bateria estiver “muito descarregada”, toda a corrente disponível do alternador será transferida para a bateria.

Ao retirar a bateria com o motor funcionando, dependendo do modelo do alternador, o regulador de tensão perderá a referência de recarga e transferirá elevados níveis de corrente (que podem superar 300 Àmperes) para o sistema elétrico do carro.

Cuidado: Além de danificar os dispositivos eletrônicos do veículo, tal ação ainda pode causar ferimentos por choque elétrico.

Baterias com prata são todas iguais?

Não. A liga de prata é utilizada por muitos fabricantes, mas o que diferencia as baterias com liga de prata é a tecnologia com que as grades, componente onde se concentra a prata, são produzidas. Para a lista de prata proporcionar mais durabilidade e performance a bateria, fique ligado à tecnologia de fabricação.

As baterias mais pesadas são melhores?

Não. Isto é um grande mito, pois a performance de uma bateria está relacionada à tecnologia e qualidade da sua matéria prima. Uma bateria pode ser mais leve que outro de mesma amperagem e, ao mesmo tempo, ter mais capacidade de descarga de energia em função da sua qualidade de fabricação. Verifique sempre os valores de CCA para comparação (-18°C – Norma SAE J537).

A bateria descarrega quando colocada no chão?

Esse fenômeno é comum em baterias com manutenção, que não é o caso das baterias Heliar Free, pois após completar o nível do eletrólito ele pode escorrer ou ser derramado sobre a bateria e nestes casos ao colocá-la no chão pode ter fuga de corrente e descarregar mais rapidamente.

Baterias são blindadas?

Não. As baterias não são blindadas, pois todas elas precisam de respiros para a saída de gases. As baterias podem ser com manutenção, ou seja, com acesso ao eletrólito e também podem ser seladas – livres de manutenção – o que significa não ter acesso ao eletrólito. Mas nunca blindadas.

Baterias seladas são secas?

Não. As baterias automotivas tipo chumbo-ácido possuem solução ácido sulfúrico e água na sua composição. Mesmo as baterias com tecnologia AGM, como a Heliar para motos e a Optima, embora possa parecer também, não são secas, pois o ácido está absorvido em seus separadores de lã de vidro.

Quais os indicadores de problemas em sua bateria?

  • Veículo sem partida pela manhã
  • Enfraquecimento dos fários
  • Desconfigurações dos componentes elétricos
  • Desligamento do som ao dar partida no veículo

Quais os indicadores de defeitos na parte elétrica do veiculo?

  • Veículo gerando em excesso: Cheiro forte de ácido
  • Luz da bateria acesa constantemente no painel
  • Partida sem resposta do arranque
  • Miolo de partida: Estalo ao girar a chave
  • Queima constante de lâmpadas dos faróis
  • Queima constante de fusíveis
  • Anomalias no painel do veículo
  • Mal funcionamento da bomba de combustível
  • Veículo sem gerar: Descarregando constamente a bateria do veículo

Bateria convencional x AGM, você sabe a diferença?

Você sabe a diferença?

CONVENCIONAL

Chamamos de convencional – em inglês flooded – as baterias que são produzidas com a combinação de placas de chumbo positivas e negativas mergulhadas em uma solução de ácido sulfúrico e água. Esta tecnologia é a mais utilizada para produção de baterias automotivas em todo o mundo.

AGM

As baterias produzidas com a tecnologia AGM (Absorbent Glass Mat), que em português significa separador de fibra de vidro absorvente de líquido, também usam como componentes da reação química a combinação de placas de chumbo positivas e negativas e uma solução de ácido e água, porém se na tecnologia tradicional o ácido é livre e as placas são mergulhadas na solução, na AGM toda a solução fica absorvida nestes separadores de fibra de vidro. Portanto, bateria que não possui ácido livre.

Mas onde está o diferencial dessa tecnologia?

O separador é feito de fibras de vidro isolantes altamente absorventes, por isso as baterias AGM podem ser instaladas em qualquer posição. Sem ácido livre, não vazam. Além disso, estas baterias possuem maior resistência à vibração, pois este conjunto de separadores de fibra de vidro também têm a função de compressão interna das placas positivas e negativas, impedindo o deslocamento de material ativo na vibração.

Importante: Não confunda a tecnologia AGM com a bateria chamada de bateria de Gel.

No Brasil são encontradas com tecnologia AGM as Baterias Optima para aplicações especiais e as baterias Heliar PowerSports e Extreme para motocicletas.

Saiba mais em:

http://www.heliar.com.br/dicas-tecnicas/bateria-convencional-x-agm/19/

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